- Publicidade -

Zoológico de Brasília

33

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Criada antes mesmo da fundação da capital, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), sempre foi um local prazeroso para o entretenimento, o lazer e o esporte.

Data: De terça a domingo.
Hora: 09h às 17h (fechado às segundas).
Local: Fundação Jd. Zoológico de Brasília – Av. das Nações Via L4 Sul.

Sobre a Fundação Jardim Zoológico de Brasília

- Publicidade -

Criada antes mesmo da fundação da capital, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), sempre foi um local prazeroso para o entretenimento, o lazer e o esporte. Tem o privilégio de ser a primeira instituição ambientalista criada no Distrito Federal. Foi Inaugurada no dia 6 de dezembro de 1957 e desenvolve várias ações voltadas para a defesa e preservação da fauna e flora brasileira. É um órgão da administração indireta vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (SEMARH).

Uma das ações de grande reconhecimento é o trabalho de conservação e pesquisa, o que contribui para preservação de animais ameaçados de extinção. Quanto ao desenvolvimento científico, o Zoo de Brasília trabalha em parceira com entidades renomadas como a Universidade de Brasília (UnB), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Federal de Educação Teológica (IFTB), entre outras.

Aberto diariamente ao público, o Zoológico também é palco de grandes atrações, o que o torna mais atrativo durante os finais de semana e feriados importantes, momento em que atrai milhares de brasilienses, turistas brasileiros e estrangeiros. No geral, os visitantes tornam-se conhecedores da importante vocação ambiental celebrada aqui. Desta forma, revela ser atuante no cumprimento de sua missão, a qual manter-se como um centro de excelência voltado para a conservação, a pesquisa, a educação e o lazer.

Dimensões – O zoológico possui uma área de 139,7 hectares, onde 12 destes são exclusivamente destinados para produção de alimentos dos animais, o que garante mais um selo de qualidade para a instituição. No restante, estão distribuídos os recintos de animais, Museu de Taxidermia, parque para camping, playgrounds, lagos artificiais, áreas de passeio, estacionamentos, lanchonetes e outros. Nossos bichos somam um total de 1.400 animais, distribuídos entre 217 espécies, entre aves, répteis, mamíferos e artrópodes.

Também pertence ao Zoo uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), conhecido como Santuário da Vida Silvestre, somando 440 hectares, limitando-se ao Aeroporto Internacional JK e a Vila Telebrasília. A FJZB é responsável pela gestão de todo o complexo ecológico formado pelas áreas citadas e também será parceira direta nos estudos científicos que serão coordenados pela Universidade Ambiental (UNIAMBIENTAL), com sede no Zoológico. Assim, reafirma o compromisso socioambiental. Uma conquista para Brasília, um ganho para o Brasil.

Horário de visitação:

  • De Terça a domingo, das 9h às 17h (segunda-feira, o parque é fechado para manutenção).
  • Feriado de Quarta-feira de Cinzas: abre a partir das 14h
  • Feriado Natalício: Dia 24 aberto das 9 às 12h.
  • Dia 25 – Fechado
  • Feriado de Ano Novo: Dia 31 aberto das 9 às 12h.
  • Dia 01 – Fechado.
  • Demais feriados: funcionamento normal, de 9 às 17h.

Ingressos

  • R$ 10,00 (Inteira)
  • R$ 5,00 (Meia)
  • De 3ª a 5ª Feira (exceto feriados), todos os adultos e crianças acima de 12 anos de idade pagam MEIA.

*De 6ª a Domingo, apenas crianças de 6 a 12 anos, Estudantes, Beneficiário de Programa Social do Governo e seu acompanhante, Professores e Idosos a partir de 60 anos pagam MEIA.

*As isenções serão apenas de Pessoas com Deficiência e seu acompanhante, e de crianças com até 5 anos de idade. Válida pra todos os dias.

*É vedado o uso de bebidas alcoólicas dentro do parque.
*É proibido entrar com bebidas e animais de estimação no parque.

Outras Informações

  • Ouvidoria: (61) 3445-7037 (2ª a 6ª: 09h às 12h / 14h às 17h)
  • Plantão 24h: (61) 9303-3642
  • Site: www.zoo.df.gov.br

Comentários
Carregando...